O roteirista Luiz Roberto Bolognesi fez um desabafo sobre o filme Bingo ter sido escolhido como representante do Brasil na corrida do Oscar. Mesmo assinando o roteiro do escolhido, ele lamentou ver Como nossos pais (outro roteiro seu) “perder” esse “jogo”, um filme que fala sobre as dores e as alegrias da mulher contemporânea, diante de uma comissão formada por seis homens e uma única mulher. Sim, esta coluna é sobre literatura para infância, mas precisei começar com essa história, pois este espaço neste mês é sobre as mulheres escritoras que tornam as crianças visíveis, um trabalho diário para que a infância seja notada e exaltada não apenas em outubro, mês das crianças, mas o tempo todo.

Infelizmente, não tenho espaço para citar todas as escritoras brasileiras que respeitam a criança leitora, mas acredito que estas quatro citadas a seguir possam representar esse mulherio poderoso. Heloisa Pires Lima protagoniza a criança negra no livro Histórias da preta (Companhia das Letras); Marina Colasanti – que celebrou 80 primaveras no último 26 de setembro – exalta a mulher no livro para infância A moça tecelã (Global); Stella Maris Rezende, a primeira escritora a ganhar um Jabuti do Ano com um livro voltado para jovens (preciso dizer que os grandes prêmios e grandes festas literárias veem o livro para crianças e jovens como menor?). O seu livro A poesia da primeira vez (Globo) é uma ode à criança; e Maria Helena Bazzo, que, com o recém-lançado O menino do bolso furado (Passarinho), nos apresenta um livro poético do começo ao fim e que eleva a alma mirim. Que todas as nossas crianças brasileiras sejam respeitadas, e que a sua infância seja plena de livros também plenos. Meu agradecimento às escritoras – precisamos de mais autoras visíveis – que escrevem obras transformadoras dando visibilidade aos pequenos. Dedico esta coluna à mulher escritora da atmosfera da infância, à criança e ao amigo Sergio Miguez, que sempre acreditou na literatura para infância. Criança, o seu dia é todo dia!

RENATO COELHO PASSARINHO É FAZEDOR DE LIVROS, PARA CRIANÇAS E JOVENS, NO NINHO DO PASSARINHO E ACORDA TODOS OS DIAS ALMEJANDO ENCONTRAR CRIANÇAS COM LIVROS NA MÃO.