“Num sobressalto, a moça foi jogada para fora do sono.” É assim que Marina Colasanti começa Minha tia me contou (Melhoramentos), seu livro de literatura para jovens lançado em 2007, ano em que comemoraria 70 anos. Hoje, dez anos depois, Marina ainda brilha no cenário literário infantojuvenil brasileiro – foi agraciada com três prêmios pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil agora em maio, e em 2014 levou para casa o Jabuti de Livro do Ano de Ficção com o Breve história de um pequeno amor (FTD), também para crianças. Mas foi com Entre a espada e a rosa (Melhoramentos) que amei a literatura de Marina imediatamente, e para sempre. Entre a espada e a rosa veio a mim para confirmar o meu amor à literatura brasileira para infância e juventude e a minha profissão: editar livros que encantem crianças e jovens.

Na minha infância, na década de 1980, precisei ler para o colégio – que possamos ler para a vida – vários livros de literatura; deles todos dois me marcaram: Profissão: esperança (Editora do Brasil), do escritor Caio Porfírio Carneiro, e Com a ponta dos dedos e os olhos do coração (Editora do Brasil), da escritora Leila Iannone. Em Profissão: esperança, Caio começava nos dizendo o que era a literatura: era maravilhosa e imperecível. Um escritor como ele nas mãos de uma criança, num país como o nosso, que infelizmente carece tanto de crianças leitoras, é algo no mínimo poderoso. Tenho até hoje todos os meus livros de literatura para infância. Será que, inconscientemente, eu já me via como um operário das letras, como portador de uma profissão: esperança?

A minha esperança é ver as nossas crianças lendo Monteiro Lobato – outro grande escritor que me inspira demais –, Marina Colasanti, Sylvia Orthof, Bartolomeu Campos de Queirós – amo tanto o Bartô –, Ruth Rocha, Paulo Venturelli, Renato Moriconi, Rosa Amanda Strausz, Stella Maris Rezende, Clarice Lispector – sim, Lispector escreveu para os pequenos –, Cecília Meireles, Ruth Guimarães, André Luís Oliveira, Tatiana Belinky, Nara Vidal, Marcelo Cunha Bueno, Rômulo Marques Ribeiro, Maria Helena Bazzo e muitos outros. Livraria Cultura, meu obrigado eterno por exaltar a literatura brasileira para crianças e jovens!

RENATO COELHO PASSARINHO É FAZEDOR DE LIVROS, PARA CRIANÇAS E JOVENS, NO NINHO DO PASSARINHO.